No Brasil, ainda temos um certo preconceito quando o assunto é se hospedar em um hostel/albergue, talvez por falta de informação ou até mesmo de vivência em um pelo mundo. Eu fiquei em um hostel pela primeira vez na vida há 7 anos atrás quando fiz meu intercâmbio para Londres e posso dizer que grande parte das minhas boas memórias, foram neles e hoje em dia sou viciadinha em um hostel. Quem já se hospedou sabe do que eu estou falando mas pra você que ainda não conhece, por qualquer motivo que seja, aqui vão algumas vantagens e desvantagens de se jogar nessa experiência.
Vantagens de ficar em um Hostel
Economia: Quando viajamos sabemos que o dinheiro é contado e na maioria das vezes não podemos nos dar o luxo de ficar em hotéis 5 estrelas. Acontece, que geralmente só de se falar em “Hotel” fora do Brasil você já vai pagar um valor alto por isso e até mesmo dentro do Brasil, um lugar que vamos utilizar somente para descansar algumas horinhas para depois continuar a desbravar a cidade/País que você esteja viajando. Dessa maneira, ficar em um hostel ajudará muito a economizar sua viagem.
Quartos privativos e compartilhados: Não existem só quartos compartilhados em hostel, também há quartos privativos e em alguns lugares até com suíte, como por exemplo o Hostel Tô em Casa em Salvador que eu fiquei, quarto limpinho, café da manhã delícia e ótima localização. Os quartos privativos são um pouquinho mais caros que os compartilhados, claro, mas ainda assim vale a pena.
Conhecer gente do mundo inteiro: Tem coisa melhor do que conhecer novas culturas, costumes, pessoas, trocar experiências, abrir os horizontes, desfazer de pré-conceitos?! Eu particularmente, amo essa troca que acontece em hostel, muita gente que está ali está na mesma vibe que você e quem não estiver acaba entrando automaticamente. No carnaval de 2015 passei no Rio de Janeiro e uma amiga ficou no Hostel Che Lagarto de Ipanema, um dia fomos visitá-la para matar a saudade do clima de hostel pois não pudemos ficar dessa vez por lá, quando percebi estava conversando com gente dos Estados Unidos, Argentina, Suíça… Todo mundo bebendo junto e dançando no meio da recepção, um clima bem gostoso!
Limpeza e organização: É claro, que para toda regra existem exceções né gente?! Mas na maioria dos hostels que eu fiquei era tudo bem limpo e organizado como um hotel, principalmente os fora do Brasil. É preciso ficar atento pois existem algumas franquias como por exemplo a Che Lagarto e em cada lugar é um uma administração diferente, então você pode ir em uma cidade e ser bom e na outra nem tanto.
Se sentir em casa: O clima geralmente é amigável para você se sentir em casa, tem internet wi-fi, alguns café da manhã e em sua maioria funcionários animados e simpáticos para te atender. No Brasil ainda é preciso muito treinamento e adaptação em hostel pois algumas vezes ainda deixa muitos pontos a desejar comparando com os que você encontrar fora do País, porém acredito que aos poucos esse cenário vai mudando e teremos cada vez mais ótimos hostels para nos hospedar por aqui.
Desvantagens de ficar em um Hostel
Barulho: Pra quem quer tranquilidade, silêncio e calmaria talvez não seja uma boa ideia ficar em um hostel, porque as pessoas que ali estão hospedadas querem festa, animação, música, interação e todo aquele clima de quem está aberto para novas experiências.
Banheiro compartilhado: Como citei acima, alguns quartos são suítes mas a maioria são compartilhados com banheiro externo que precisa ser compartilhado. Nem sempre você vai encontrar tudo limpinho e no lugar, isso depende muito de cada hostel é preciso estar preparado e sem muitas exigências para encarar.
Sem privacidade: Pra quem tiver que compartilhar quarto em um hostel pode acontecer de você ter acabado de pegar no sono e chegar alguém de uma balada e acender a luz ou também se você quiser tomar café da manhã em uma mesa só com pessoas que você conheça, esquece! Hostel é feito para você compartilhar a vida em geral inclusive a mesa do café da manhã e pode acreditar, vai ser uma delícia essa troca logo de manhã antes de começar o dia… Você pode até ganhar novos amigos ou parceiros para aproveitar o dia na cidade.
Não tem restaurante: Você se sente tão em casa em um hostel que você pode ir ao mercado fazer umas comprinhas e fazer seu próprio almoço, lanche e jantar se não quiser gastar comendo fora. Sempre vão fornecer utensílios e o espaço de cozinha para quem quiser fazer um miojo ou um sanduíche e no final da sua viagem vai perceber que isso ajudou a economizar bastante.
Confesso que acho mais vantagens do que desvantagens de se ficar em um Hostel afinal de contas eu fiz grandes amizades e até conheci meu marido em um (hehehe!). É importante que você pesquise antes de se hospedar e veja os comentários de quem já passou por lá, assim vai conseguir ter a real impressão do lugar. Se estiver viajando para fora do Brasil com certeza vai encontrar hostels melhores que hotéis e com uma infraestrutura incrível que vai chegar a pensar: “Mas isso não é um hostel, parece um hotel!” Quem sabe um dia chegaremos nesse nível aqui no Brasil né?! Enquanto isso, a gente vai curtindo os que temos por aqui… E o meu próximo hostel será em Arraial D`Ajuda na Bahia, espero ter uma ótima experiência, voltarei aqui para contar pra vocês. 🙂
Abaixo os hostels que já fiquei no Brasil e gostei:
Sou Campo-Grandense mas pertenço à este mundão. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas, perrengues e toda transformação que viajar trouxe à minha vida, criei o blog para inspirar as pessoas a saírem da zona de conforto e viverem coisas incríveis. Viajar é o que faz me sentir viva!
Planeje a sua viagem
Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.
Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.
Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do Hostelworld.
Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars.A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.
Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem. Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.
Oi Livia,
Eu estou começando agora a “saga” de plenajar uma viagem p Europa em 2018 (provavelmente em Maio), e goataria mto de saber mais detalhes de ficar em hostel por lá?
Uma das maiores dúvidas, tem como guaradar as malas? …enqnto saimos de dia p/ conhecer a cidade.
Oiiii Greycy!! Obrigada pelo comentário ! 😀 Tem sim a opção de deixar as coisas trancadas enquanto você está fora do quarto compartilhado . Alguns lugares cobram uma taxa pela chave , aqui na Irlanda são 2 Euros e no final quando vc devolver a chave eles te devolvem os 2 Euros 🙂 Em quarto privativo vc não tem esse “problema” pq vc tranca e leva a chave do quarto com vc! Qualquer dúvida só gritar, espero ter ajudado. Beijos, Livia
Em busca de uma vida mais livre, Raphael pediu exoneração do cargo para viajar o mundo com uma mochila nas costas. Hoje é Gestor Financeiro e fornece Mentoria sobre Milhas Aéreas.
Tudo começou quando eu ganhei um passeio de 3 dias na Selva Amazônica num sorteio realizado pelo Caio Travels (conto melhor essa história no Instagram @omundoeminhasvoltas) e oferecido pela Iguana Tour. Confesso que Manaus nunca foi um destino que estivesse na minha lista de desejos em conhecer, e que hoje indico de olhos fechados pois […]
Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]
Oi Livia,
Eu estou começando agora a “saga” de plenajar uma viagem p Europa em 2018 (provavelmente em Maio), e goataria mto de saber mais detalhes de ficar em hostel por lá?
Uma das maiores dúvidas, tem como guaradar as malas? …enqnto saimos de dia p/ conhecer a cidade.
Oiiii Greycy!! Obrigada pelo comentário ! 😀 Tem sim a opção de deixar as coisas trancadas enquanto você está fora do quarto compartilhado . Alguns lugares cobram uma taxa pela chave , aqui na Irlanda são 2 Euros e no final quando vc devolver a chave eles te devolvem os 2 Euros 🙂 Em quarto privativo vc não tem esse “problema” pq vc tranca e leva a chave do quarto com vc! Qualquer dúvida só gritar, espero ter ajudado. Beijos, Livia