O Arquipélago de Abrolhos localiza-se no sul da Bahia e é constituído por 5 ilhas, estando 36 milhas náuticas (aproximadamente 75 quilômetros) da costa da cidade de Caravelas. Essas cinco ilhas são: Ilha Santa Bárbara que está sob o controle da Marinha do Brasil e é a única habitada e também onde se encontra o Farol, a Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita. As ilhas estão dispersas numa área total de 913 km² sendo a mesma pertencente ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, fiscalizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade com apoio da Marinha do Brasil. Mas por que o nome Abrolhos? Tendo em vista diversos naufrágios causados pela formação dos corais e que dificultavam a navegação, seu primeiro registro nos mapas foi como um aviso aos navegantes: “Abram os olhos.”
Considerado um lugar não muito comum para turistas e até pouco explorado, tem como principal atrativo as baleias jubartes que geralmente de Julho a Novembro se concentram nas águas quentinhas e protegidas de Abrolhos para se reproduzirem e o interessante é que durante esse tempo elas não se alimentam, apenas quando voltam para as águas polares. Legal né? Bom, a escolha do nosso passeio foi baseada na alta probabilidade de se avistar esses seres enormes de pertinho, mas infelizmente não foi dessa vez pois esse ano elas chegaram mais cedo na Bahia e voltaram antes do previsto. Porém, essa atividade ficou como “secundária” diante ao passeio maravilhoso e cheio de adrenalina que foi, saibam de todos os detalhes aqui.
Qual empresa escolher para fazer o passeio
Escolhemos a empresa Mergulho Abrolhos Sanuk, e o que me ajudou a decidir foi a simpatia e prestatividade além do bom humor dos funcionários Tatiana e Adriano, nos apresentando toda a programação do passeio e até já adiantando qual seria nossa sobremesa do dia (confesso que comida mexe comigo! kkkkkk). Saímos de Eunápolis/Bahia na quarta-feira às 19h e chegamos na cidade de Caravelas/Bahia às 22h , fomos de carro mas pra quem pretende vir de avião o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro/Bahia.
Deixamos as coisas na Pousada Navegantes, que foi uma das indicadas pela própria empresa de mergulho e fomos conhecer a cidade. Falando um pouquinho da Pousada, Caravelas é uma cidade bem pequena e antiga então para aqueles que gostam de uma coisa mais sofisticada já adianto que não vai encontrar, rs. A Pousada é OK porém deixou alguns pontos a desejar, principalmente na limpeza, não tive uma noite boa de sono mas quando a gente ta na estrada é assim mesmo… No outro dia levantei, tomei um café e partimos para o passeio.
O Caravelle Bar e Restaurante é um dos points mais requisitados pelos turistas, cerveja gelada e ótimo atendimento pelo próprio dono Miltinho, e foi pra lá que eu, meu marido e um casal de amigos fomos na quarta-feira à noite para provar o Filé de Budião na Chapa (uma delícia!). O restaurante fica em frente à praça da cidade onde se encontra também a Igreja Santo Antônio, belíssima toda reestruturada e iluminada chamando muita atenção de longe.
Igreja Santo Anônio – Caravela
No outro dia estávamos em pé às 6h da manhã, todos animados mas com muito sono (kkkkkkkk). Chegando no pier, a Tatiana da empresa Mergulho Abrolhos Sanuk nos recebeu e nos apresentou para a Tripulação que eram os figuras Lula, Voadora e Joyce. O Catamaran que fomos tinha a capacidade para até 15 pessoas mas como só nós fechamos o passeio para aquelas datas, ele estava indo com apenas 7, praticamente particular foi ótimo! 😀
Catamaran Sanuk
O começo da aventura
Depois de 10 minutos que saímos em direção ao Arquipélago, o barco parou e os tripulantes foram detectar o que havia ocorrido. Nesse momento, já olhávamos um para a cara do outro com o pensamento: Essa viagem PROMETE! hahaha Como a maré estava super baixa ficamos encalhados em um banco de areia e uma hélice precisou ser trocada, tudo resolvido, “agora vai”, pensamos. Rs!
O tempo de duração de viagem em alto mar, com esse tipo de embarcação, é de 4 horas em condições de tempo normais. Porém, como somos privilegiados, sortudos, ou seja lá qual for o nome pra isso … O vento estava contra nós e a viagem levou 8 horas! Gente, dica de marinheiro de primeira viagem… Levem um casaquinho porque a noite faz frio, eu não levei e me ferrei e Dramin ou qualquer remédio que tire o enjôo, mesmo tomando, os homens passaram mal a viagem inteira e as mulheres muito fortes que somos (hahahaha) se concentrando em olhar para o horizonte e para o céu ao invés de olhar as grandes ondas que estávamos passando, pois segundo os tripulantes, além do balanço do barco que estava grande olhar, para as ondas piora MUITO!
Ilha Santa Bárbara
Ainda bem que não desistimos no meio de caminho de continuar a nossa aventura, ao chegarmos na Ilha de Santa Bárbara, a recompensa estava diante nossos olhos, lugar lindíssimo, a água mais cristalina que já vi até hoje, os Atobás voavam ao nosso redor fazendo um contraste com aquele azul do céu e claro, a felicidade em falar a frase: “Terra à vistaaaaaa!” e estar em um mar mais calminho sem muitas turbulências. Não é permitido atracar na ilha então nosso paradeiro era literalmente em alto mar e eu achei o máximo!
A chegada na ilha Santa Bárbara
Nosso primeiro almoço no barco
Chegamos mais tarde que o previsto por causa do vento mas isso não foi motivo de lamentações, nossa super chefe de cozinha Joyce preparou um strogonoff de frango com arroz e salada, maravilhoso. O dia estava livre para fazermos mergulho com Snorkel e irmos atrás dos peixes coloridos e corais, engraçado que não era preciso mergulhar para ver a diversidade da fauna marinha, de cima do barco já era possível avistar enormes cardumes nos rodeando.
A noite chegou, colocamos um Jack Johnson na playlist e rolou um churrasquinho com direito LAGOSTA (isso mesmo, lagosta! O Lula, tripulante, foi até um barco de pesca que estava próximo a nós e levou alguns mantimentos para eles em troca eles nos presentearam com umas 10 lagostas que fizemos grelhadas na churrasqueira, ficou incrível, muito saboroso nunca tinha comido dessa maneira), não estava em nosso cardápio oficial mas eu amei o presentinho! É possível mergulhar durante a noite mas eu tive medo, não fui. Meu marido foi e adorou e quem não foi se arrependeu de não ter tido essa experiência, por isso em viagem não pense muito apenas VÁ, FAÇA, EXPERIMENTE, SE JOGA em tudo o que puder!
Lagostas doadas por nossos amigos pescadores
A empresa te dá opção de fazer o mergulho com cilindro a parte do pacote, custa R$ 220,00 por pessoa e a duração para quem não é mergulhador profissional é de 30 minutos podendo descer até 10 metros de profundidade. Eu consegui descer até 4 metros e meio pois não fiz a manobra correta para tirar o ar do ouvido e senti muita dor, além da pequena fobia que eu sinto, mas que eu tento driblá-la. Parecia que eu estava mergulhando em uma piscina, vi o Coral Cérebro que é exclusividade da região, peixes amarelos, azuis, roxos, pintadinhos, listrados, grandes, pequenos, Aranha Carangueijo, peixe morcego, tartarugas, valeu MUITO a pena! Quem tiver oportunidade de fazer mergulho, faça mesmo gente é demais você se sentir um peixinho com toda aquela paz do fundo do mar.
Pré-Mergulho
Mergulho
Atobá-Branco
Pós-mergulho
A visitação na Ilha Santa Bárbara
É permitida apenas com autorização da Marinha do Brasil e ficamos felizes que conseguimos! Saímos do Catamaran às 16:30h de bote motorizado rumo à ilha, o Sargento Fabiano estava nos esperando para fazer o tour e assistir o pôr-do-sol. Essa é a maior ilha do arquipélago, possui 1,5 km de extensão, 300 m de largura e 35 m acima do nível do mar.
Ilha Santa Bárbara
Ilha Santa Bárbara
É a única ilha habitada das cinco e também a única que possui um pouquinho de infraestrutura. Nela existem, além do Farol, algumas casas que servem de moradia às famílias dos militares, aos trabalhadores do IBAMA e pesquisadores. Ainda, tem uma capela super fofa em homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos navegadores e alguns animais como as cabras, milhares de pássaros chamados Atobás-Brancos e algumas vegetações, o restante dos mantimentos consumidos no arquipélago é trazido do continente, uma vez que a pesca não é permitida ao redor do Parque.
Pôr-do-sol de cima do Farol
O vento estava muito mas muitoo forte, quase impossível ficar em pé, então nos abrigamos dentro do Farol que está encravado em um dos pontos mais altos da ilha e foi inaugurado em 1861. Possui 60 m de altura, podendo sua luz alcançar 20 milhas náuticas com o objetivo de nortear os navegadores indicando-lhes visualmente a localização dos perigosos recifes. Eu tive o prazer de ligar o Farol assim que o sol se pôs, aliás, um dos mais lindos que já vi na vida. Agradeço ao Sargento por ter me dado essa oportunidade e ver tão de pertinho as lâminas francesas do Farol brilharem.
Por do Sol de cima do Farol
O retorno
Fomos avisados que a duração do retorno seria de 8 horas novamente e que pegaríamos uma partezinha da noite, nos preparamos tomando Dramin e tentando dormir a viagem inteira (foi a melhor coisa que fizemos). Quando chegamos novamente em Caravelas, tomamos nosso café da tarde e desembarcamos, deixando um gostinho de quero mais apesar de todos os perrengues que passamos. É difícil descrever TODAS as coisas que vivemos e quando vamos contar para os amigos e familiares é tanta empolgação e tudo é tão intenso que eu ficava nervosa por não conseguir expressar todo o meu sentimento de gratidão por uma experiência tão incrível. As pessoas que escolhemos para estar ao nosso lado quando colocamos o pé na estrada faz toda a diferença e com certeza tive sorte nas que estavam comigo nesses dois dias em alto mar, agradeço muito a pela parceria Suzi e Luciano por sempre embarcarem nas nossas doideras. As baleias e a visita na Ilha Siriba ficaram para o ano que vem, aconselho ir em Julho que é certeza encontrá-las e geralmente tem menos vento que em Outubro, quem sabe não nos trompamos por lá né?!
Com a galera da tripulação, felizes com a chegada
Resumo da trip:
Onde me hospedei em Caravela: Pousada Navegantes – Diária R$ 115,00 com café da manhã.
Empresa para fazer o passeio: Sanuk Mergulho Abrolhos – R$ 900,00 por pessoa, incluso no pacote: café da manhã, almoço, jantar, lanches, frutas, água mineral, refrigerante, roupa de cama, banheiro, box com chuveiro quente. Caminhada na Ilha Siriba em todos os passeios e passeios de 03 dias caminhada também na Ilha do farol. Incluso no barco: Chuveiro quente, TV, DVD, CD, micro-ondas, gerador, 110V, 220V, 12V, , inversor de 12 V para110 VGPS, sonda, VHF, Tanque para material Fotográfico, compressor.
Mergulho com Cilindro: R$ 220,00 por pessoa.
Snorkel e pé de pato para mergulho: R$ 25,00.
**É importante dizer que tivemos instruções para não se levar nada do lugar além de fotos e boas recordações, não é permitido pescar, levar pedrinhas, areia, conchinhas, corais ou qualquer coisa que passe pela sua mente. Vamos ajudar a preservar para termos sempre o privilégio de conhecer lugares fantásticos como esse né gente?! 🙂
Sou Campo-Grandense mas pertenço à este mundão. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas, perrengues e toda transformação que viajar trouxe à minha vida, criei o blog para inspirar as pessoas a saírem da zona de conforto e viverem coisas incríveis. Viajar é o que faz me sentir viva!
Planeje a sua viagem
Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.
Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.
Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do Hostelworld.
Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars.A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.
Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem. Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.
Em busca de uma vida mais livre, Raphael pediu exoneração do cargo para viajar o mundo com uma mochila nas costas. Hoje é Gestor Financeiro e fornece Mentoria sobre Milhas Aéreas.
Tudo começou quando eu ganhei um passeio de 3 dias na Selva Amazônica num sorteio realizado pelo Caio Travels (conto melhor essa história no Instagram @omundoeminhasvoltas) e oferecido pela Iguana Tour. Confesso que Manaus nunca foi um destino que estivesse na minha lista de desejos em conhecer, e que hoje indico de olhos fechados pois […]
Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]