Rodrigo Rodrigues é músico, ex-apresentador do Bate-Bola e Resenha na ESPN Brasil e escreveu quatro livros, sendo dois deles sobre uma de suas grandes paixões: viajar!
Em 2009 lançou seu primeiro livro “As Aventuras da Blitz”, em 2012 o segundo “Almanaque da Música Pop do Cinema”, em 2014 lançou o terceiro “London London – Como conhecer a cidade de Londres utilizando o metrô” e por fim em 2016 lançou o quarto e último livro “Paris Paris – Conheça a cidade luz utilizando o metrô.”
Tive o prazer de conhecê-lo através das redes sociais e fazer uma entrevista sobre 10 dicas de como conhecer Paris da melhor maneira. Estive em Paris em 2010 mas não foi o suficiente para realmente conhecer tudo o que essa cidade tem para nos oferecer, então, nada melhor que pegar impressões e roteiro de viagem com alguém que já viveu no lugar e não tem uma visão totalmente de turista, não percam a entrevista, ficou demais! Só cuidado para não querer arrumar a mala e embarcar no primeiro avião para França. Hahah! 😀
Acho legal o turista que não fala nada de francês aprender 2 ou 3 frases na língua pra começar uma conversa e quebrar o gelo… Sim, os franceses em geral falam inglês, mas tem uma certa preguiça de cara e valorizam o esforço de quem tenta se comunicar fazendo biquinho, ça va?
Hospedagem é uma coisa muito pessoal, cada um gasta quanto quer e quanto pode, e hoje em dia com os sites de viagem fica fácil achar um hotel que caiba no bolso… O mais importante pra mim é a localização e, claro, alguma estação de metrô perto. Como geralmente chego de trem em Paris, fico em République, região central perto da estação Gare du Nord. Mas tem muito lugar legal pra se hospedar na cidade luz: Madeleine, Montmartre, St. Germain des Prés, e por aí vai.
Como também trabalho com esporte, coloquei no guia as visitas ao Stade de France (onde o Brasil perdeu a final da Copa de 98), Parc des Princes (do PSG) e também Roland Garros, onde Guga é rei. Fora isso, recomendo as Catacumbas e o mercado das pulgas, meio fora do circuito de turismo convencional. O Museu Grévin é muito legal, uma espécie de Madame Tussauds, com estátuas de cera de personalidades francesas.
Alguns passeios são básicos: subir no Arco do Triunfo e na Torre Eiffel, só passar embaixo não vale! Dar uma volta de batobus pelo Rio Sena, ver ao menos a Monalisa e a Vênus de Milo no Louvre, admirar Paris do alto do Butte Montmartre, onde fica a Basílica de Sacre-Coeur, e fazer uma foto na fachada do Moulin Rouge. Tem que passar numa boulangerie e pedir um pain au chocolat, comer um entrecôte com fritas, um crepe de banana com Nutella e sentar espremido num café em algum boulevard.
Vou citar os 3 que indico na estação Vavin: La Coupole, La Rotonde e Le Relais de l’Entrecôte.
Até pela arquitetura desenhada pelo Barão Haussmann, prefeito da cidade em meados do século 19, os apartamentos não tem muito espaço pra estocar mantimentos… Logo, o francês vai às compras praticamente todos os dias nos mercadinhos espalhados pela cidade, pega tudo em pequenas quantidades pra consumo imediato: um pedaço de queijo, uma baguete, algumas fatias de presunto, uma garrafa de vinho. Por isso a parada em alguma boulangerie no caminho do trabalho pra casa é quase obrigatória.
Isso também é uma questão pessoal. Eu, por exemplo, só consigo ir em dezembro/janeiro, porque trabalho em TV e as férias são sempre nessa época. Pego um frio danado, mas gosto. Podendo escolher, junho ou setembro seria o ideal; agosto é melhor evitar, calorão e cidade lotada.
Sou suspeito, né? Metrô, claro! Quando o cansaço do sobe e desce de escadas aperta, apelo pro táxi ou mesmo uber, com o mesmo app usado por aqui. É bom lembrar que Paris tem 300 estações de metrô, ou seja, em média a cada 4 quadras você vai esbarrar com alguma.
Acho que, pra uma primeira vez, entre 5 dias e uma semana tá de bom tamanho. Na introdução do livro eu conto como Paris se apresentou pra mim em apenas um dia, parecia cena de filme! Aliás, sugiro várias locações bacanas na cidade luz: Piaf, Meia-Noite em Paris, Intocáveis.
De cara, sugiro Pigalle. Reduto de Édith Piaf, onde fica o Moulin Rouge, muitos inferninhos, restaurantes e pubs. O Café des 2 Moulins, onde foi filmado o Fabuloso Destino de Amélie Poulain, também fica por ali subindo a Rue Lepic. Os cabarés Lido e Crazy Horse são bem famosos e lotados de turistas, mas os franceses fogem. Os locais frequentam o canal de St. Martin, os bares do Quartier Latin nos arredores da Sorbonne e também as baladas da Praça da Bastilha. Bonne soirée!
Quanta dica massa hein gente! Tenho certeza que depois dessas impressões de Paris sua viagem será diferente, mais completa e proveitosa. Afinal, é sempre legal saber não somente as dicas “clichês” sobre o lugar que iremos viajar mas também aquelas outras imperdíveis, diferentonas e únicas.
Eu fiquei tão curiosa pra saber mais sobre a cidade luz e é claro sobre minha cidade preferida do mundo, Londres, que ganhei de presente os dois livros para ajudar a programar o meu mochilão com mala na lua de mel. Muito obrigada Rodrigo pela atenção, carinho, entrevista e pelo presente, continue sendo esse ser humano humilde, simpático e talentoso que com certeza irá longe em sua caminhada. Sucesso sempre! Aguardaremos as próximas novidades. 😉 Keep in touch
Quer saber mais sobre Paris? Garanta seu livro aqui!
Quer saber mais sobre Londres? Garanta seu livro aqui!
Ah, Rodrigo é guitarrista da banda The Soundtrackers, eles tocam trilhas sonoras de filmes é simplesmente SENSACIONAL! A maioria dos shows são em São Paulo, confira a agenda no site e conheça esse trabalho super diferente e original nesse link do Youtube.
Booking.com
Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.
Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.
Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do Hostelworld.
Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.
Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem. Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.
Em busca de uma vida mais livre, Raphael pediu exoneração do cargo para viajar o mundo com uma mochila nas costas. Hoje é Gestor Financeiro e fornece Mentoria sobre Milhas Aéreas.
Tudo começou quando eu ganhei um passeio de 3 dias na Selva Amazônica num sorteio realizado pelo Caio Travels (conto melhor essa história no Instagram @omundoeminhasvoltas) e oferecido pela Iguana Tour. Confesso que Manaus nunca foi um destino que estivesse na minha lista de desejos em conhecer, e que hoje indico de olhos fechados pois […]
Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]
Que demais! Muito bacana esta entrevista, esclareceu muitas dúvidas, principalmente para quem não conhece a cidade! ??
Obrigada Marcos! =)
Livia, você arrasou nessa matéria. Super contato, super dicas, muito úteis para todos os viajantes que ainda não conhecem Paris e Londres! Parabéns pela oportunidade!
Que bom que gostou Ju! Muito obrigada!! 😉 Beijos
O Rodrigo falou td o que mais recomendo fazer e ou conhecer em Paris.
Mas deixa eu corrigir algo: os Parisienses fazem as compras para a semana e sim, não conseguem comer sem o pedaço de pão 🙂 JA o pain au chocolat é o cafe da tarde de todos, aquela caloria sem culpa kk
obs: tambem escrevi sobre Paris no meu blog, so falta completar um pouco 🙂
Que ótimo!! Muito obrigada por acrescentar uma observação amigos!! Nada melhor de alguém que também conhece e já viveu pra saber todos os detalhes né?? =)
Hehe .. Morei la uns 20 anos.. alias, nasci la com a baguette e o camembert na mão KK
Que legal!!!
Uma riqueza de informações.
Eu fui a Paris por duas vezes e o Rodrigo ainda apontou várias coisas que não conheço.
Também… Paris é enorme né! Haha
Estou grávida de Amélie (sim, pq somos Fã do filme) e agora quero voltar com ela para fazermos o roteiro do longa.
O café que ele indicou será nossa primeira parada! Não vejo a hora!
Ah, quando fomos, nas duas ocasiões, fizemos tudo de metro. Muito pratico e a malha é ótima. Mas com crianças essas escadas do metro de Paris são pra matar. Haha.
Adorei também as dicas de restaurantes. Vou atrás.
Post MARA! Amei.
Beijos
Fico feliz que o post tenha sido realmente útil pra você Daniela, com certeza vai ser uma delicia voltar à Paris com a criançada. Diferente, porém não deixa de ser gostoso né?? Aproveitem muito!! Beijos, obrigada!!
Super post! Excelente. Muito útil a todos que planejam viajar a Paris. Parabéns pelo post! As dicas são maravilhosa. Beijo
Obrigada Keul, feliz que tenha gostado!
As dicas são muito valiosas por sair do óbvio. Gostei muito e esse post vai me ajudar muito como planejar minha viagem pela Europa. Abs.
Oi Fabiana, é bom sair um pouco do tour turistico né? =) Que bom que curtiu! bjs
Tenho vontade de conhecer Paris, mas acho que ainda não será neste ano. Por enquanto só lendo essas dicas maravilhosas e sonhando!
Já anote tudo porai para quando for saber todas as dicas =))
Como não amar Paris??? Amei as dicas! Muitas eu fiz e as que não fiz estão super anotadas!!! E realmente o metrô e o RER são sensacionais! Te levam para a cidade toda!
Amei o post!
Que legal Dani, feliz que tenha gostado. Bjs!!
Nosso sonho conhecer, agradecemos pelas dicas.
Com certeza quando formos, iremos conhecer de metro. Amamos a interação que este tipo de transporte nos proporciona.
Quanto a língua, iremos começar a praticar o biquinho aqui kkkk.
Quando fui me virei bem no inglês hahaha mas sempre bom saber valer um pouquinho né…
Que entrevista mais top! Arrasou, Lívia! Dicas super bacanas pra conhecer Paris de um jeito mega especial!
Valeu Rayane, que bom que gostou! Beijos
Como ler esse post e não querer voltar a Paris? NÃO TEM COMO! Paris é um daqueles lugares que não importa quantas vezes você vá, sempre tem coisas novas e é maravilhoso rever o que já viu também!
Ahhhh também gostaria de voltar sempre sempre, ainda mais com dicas novas =D hehehe Bjs
Livia, ótima entrevista! Amei! Algumas dicas de restaurantes e pontos fora do turismo são essenciais. Parabéns pelo ótimo post!
Que bom que gostou Thiago, obrigada pelo elogio!! Bjs
Eu estava precisando ler algo assim: completo!
Estamos planejando uma ida em Paris e essas dicas que ele relatou foram maravilhosas. O post está salvo em meus favoritos!
E vamos passear de metrô, simmmmm!!!!!
Beijos!
Obrigadaaaa Makenna!!! Feliz que tenha gostado e aproveitado o post!! =D Bjo
Concordo com o Rodrigo: uma ou duas frases na língua local é um gesto elegante!
Já adorava ele por conta da Banda The Sound Trackers! Agora gostei ainda mais! hehe
Quero ver a banda dele, ainda não vi ao vivo. Muito legal que vc conhece!!! 😀
Muito interessante!!!
Paris não esta no meus planos próximos, acho que não estava.
To ficando cada vez mais com vontade de conhecer…
VAleu
Espero que tenha a oportunidade de conhecer essa cidade linda!!
Esse guia tá simplesmente perfeito. Resumido e direto. To louco pra conhecer as catacumbas, sair da rota clássica
Também adoro sair das rotas clássicas rsrs
Muito legal essa entrevista, adorei as dicas e também os livros. Paris é um encanto.
Parabéns bjss
Legal!! Obrigada Mariliza!! Bjs
Muito boa a entrevista!! É a primeira vez que vejo alguém falando de se hospedar em regiões centrais perto da Gare du Nord rs… não vejo problema nenhum em ficar próximo às estações de trem, em bairros mais centrais, mas algumas pessoas tem aversão quando eu falo isso. Me senti mais normal agora hahaha
Viu como tem gosto para todos os jeitos?? Hehehe que bom que gostou!!
Adorei! Morri de rir do “sentar esprimido em algum café”, é exatamente isso nos mais populares! Só não curtia muito porque lá o pessoal fuma demaaais, e eu, alérgica, acabava procurando locais menos movimentados, rs. Que saudade, em paris realmente é obrigatório andar de metrô e a pé! Só acrescentaria que ninguém pode sair de lá sem experimentar um bom e autêntico croissant francês e recomendo fortemente o restaurante La Fontaine de Mars. Beijos!
Oi xara! Obrigada pelo comentário =)) Tbm não curto cigarro e me incomodei com isso… No mais, preciso provar o croassant na próxima vez, só provei o crepe de nutella! Delicioso. =) Bjos
Que post sensacional! Com certeza anotamos todas as dicas para futuras viagens e passeios por lá! Parabéns!
Obrigada casal! Bjo
Minha Paris, conheço bem cada centímetro desses metros! Morar nessa cidade foi como tornar um sonho em realidade.
Realmente deve ter sido incrível morar em Paris =)
MUito show, adorei!
Verdade! Fiz 6 meses de curso de francês e cheguei lá arranhando as palavras e eles adoravam, foram super receptivos e me senti super bem recebida.
Fui nesse Grévin! MUito legal, quando achei o Bruce Willis tirei várias selfies hehehee.
Passeio de barco no Sena é imperdível mesmo, ainda mais se tocar La Vie en Rose.
Metrô de Paris é to demais ne, queria muito que fosse desse jeito no Rio. Perfeição pura. Muito bem bolado.
Beijokas!
Preciso fazer esse passeio de barco da próxima vez que eu for… Deve ser demais mesmo!! =))
Entrevista bem legal, as dicas foram ótimas. Certamente na próxima visita vou aproveitar algumas dicas que ele deu! Bjs Leo
Que bom que curtiu!! Bjo
Boa demais a entrevista! Deu saudade de Paris. Só fiquei com uma dúvida: pra mim, o bairro do Moulin Rouge e da Amélie era Montmartre. Pigalle é um bairro vizinho e eu me confundi?
Oi Gabriela, segue a resposta do Rodrigo:
” Pigalle fica bem na fronteira entre os arrondissements 9 e 18, sendo que o 18 já é montmartre, por isso é comum dizer que Pigalle fica ‘aos pés de montmartre’, só que não existe uma estação de metrô chamada montmartre, daí a referência principal fica Pigalle mesmo.”
Espero ter respondido sua pergunta =)