Oi pessoal! Hoje vim tirar a dúvida de muitos de vocês quando o assunto é tábua de marés. Sempre que alguém vem à Bahia, quer visitar a famosa Praia do Espelho em Trancoso, e encontrar o “Caribe Baiano” em suas águas cristalinas. Acontece, que quase ninguém informa ao turista que é preciso analisar a maré antes de pegar aquela estrada de chão tensa para Trancoso. Então, vim alertá-los para não acontecer o que aconteceu comigo… Cheguei na Praia do Espelho e não tinha espelho coisa nenhuma (hahah!). É bem simples, vejam aqui a explicação antes de planejarem a sua viagem:
É um documento online onde você coloca o nome do lugar que gostaria de visitar (por exemplo: Porto Seguro) e consegue verificar os horários de maré baixa e maré alta, que variam 04 vezes durante o dia e ainda possuem influências do sol e da lua. E por que isso é importante ao turista? Simplesmente, porque alguns passeios tornam mais (ou menos) interessantes conforme a maré. É o caso da Praia do Espelho em Trancoso, distrito do município de Porto Seguro, quando a maré está baixinha formam-se piscinas naturais e você pode caminhar mar a dentro com a água abaixo do joelho. Veja a diferença nas paisagens abaixo:
Vocês podem perceber que na maré alta a praia continua linda, mas não da para ver os corais e nem mergulhar nas piscinas naturais. Ela se torna uma praia “normal” sem “espelho” como é conhecida, e como muita gente acaba conhecendo por falta de informação das marés.
Existem vários sites que é possível fazer essa pesquisa, eu gosto e utilizo o Tábua de Marés. Ele é bem simples, vou ensiná-los o passo a passo:
4. As setinhas azuis indicam a maré alta e as em vermelho a maré baixa. Então qual nós vamos olhar? A VERMELHA, claro! 😀
5. Em cima de cada setinha consta o horário daquela maré. Por exemplo: Dia 02, Sábado, às 19:05h a maré estará 0,6m. Devemos procurar os números nas setinhas que mais se aproximam de zero, em algumas vezes eles estarão até negativos, o que é melhor ainda.
6. Resumindo: Escolha o dia + caça as setinhas em vermelho + procure o valor aproximado de 0,0m (quanto mais negativo, melhor) + veja o horário da maré em cima da setinha + bom passeio!
Facinho né? Pena que ninguém explica isso antes viajarmos, agora você já sabe e já pode ver qual é o melhor dia para encontrar as piscinas naturais.
Vou confessar à vocês que eu amo a maré alta para poder mergulhar e entrar no mar sem machucar os pés nos corais. Por isso, prefiro o mar com ondas, mas não é o caso de algumas praias… Onde o atrativo é o mar mais calminho, onde é possível mergulhar com snorkel e ver os peixinhos coloridos. Um outro ponto negativo da maré baixa, é que surgem mais sargaços que são aquelas algas escuras e chatas na beira do mar. Já fui na Praia do Espelho e peguei a maré bem baixa mas tinha tanta alta que a areia estava toda preta, não estava bonito.
Independentemente da maré, acho que sempre vale o passeio para um lugar diferente, ainda mais se você tem apenas aqueles dias para curtir e conhecer… Não deixe de ir por causa da maré, mas vá sabendo do que poderá encontrar e não ter surpresas desagradáveis ao chegar lá e pensar: “Mas é só isso? Cadê o Caribe Baiano?”.
Se ficarem com alguma dúvida, só deixar nos comentários. 😉
Beijinhos e até a próxima volta
Booking.comPrefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.
Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.
Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do Hostelworld.
Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.
Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem. Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.
Em busca de uma vida mais livre, Raphael pediu exoneração do cargo para viajar o mundo com uma mochila nas costas. Hoje é Gestor Financeiro e fornece Mentoria sobre Milhas Aéreas.
Tudo começou quando eu ganhei um passeio de 3 dias na Selva Amazônica num sorteio realizado pelo Caio Travels (conto melhor essa história no Instagram @omundoeminhasvoltas) e oferecido pela Iguana Tour. Confesso que Manaus nunca foi um destino que estivesse na minha lista de desejos em conhecer, e que hoje indico de olhos fechados pois […]
Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]
Gente, que info maravilhosa! Eu não sabia como analisar a tábua. Quando fui na Praia do Espelho tive que pedir ajuda na pousada para saber do nível do mar. Adorei mesmo! Muito útil!
Que bom Sthefania, espero ter te ajudado para a próxima trip! 😀
Adorei toda a explicação. Nunca tinha entendido direito como funcionava a tábua de marés e nem sabia que tinha 4 por dia 🙁 Já vou deixar anotado o site para sempre que precisar.
Eba! Que bom que gostou Gabi! =D
Ótima explicação! Sem falar que é uma super dica essa do site onde se pode ver a maré… não conhecia o site e agora já está salvo nos favoritos!
Isso Tiago, já pode acessar o site na próxima vez né? 🙂
Eu amo que no nordeste da pra ver MUITO a diferença de maré, aqui no Rio, eu não consigo. Amei mais ainda o exemplo da praia do espelho, uma das mais lindas que já fui!!! A explicação também foi perfeita!
A Praia do Espelho é linda mesmo Nicole!! Que bom que gostou do post 😀
Interessante e realmente faz toda diferença. Já passei por isso de chegar em uma praia imaginando uma coisa e ela está completamente diferente por causa da maré. Muito boa sua explicação, adorei o post.
Obrigada Mirela, que bom que curtiu!! =)
Li, essa dica é suuuper importante e nunca vi um blog abordando isso, parabéns pela ideia! Arrasou, eu mesma não sabia que era tão facinho entender a maré assim, nunca olhei essa tábua!
Ja salvei o site nos meus favoritos e comecarei a olhar com carinho! Obrigada, amada
Que bom Ju, fico feliz que gostou do post e que foi super útil pra vc!! 😀
Muito legal fazer esse post explicativo, porque quando fui a Trancoso também não consegui ver as piscinas naturais, a maré estava super alta, aí já era, não dá para conhecer os corais mesmo.. Parabéns pelo post!
Pois é Lorena, é isso que acontece quando não pesquisamos a Tábua de Marés antes de visitar um lugar =/ Agora já sabe como olhar né?? =D
Lívia adorei esse post, super útil.. Eu por exemplo quando fui para Alagoas peguei maré alta, pois não sabia da tábua de marés e tals.. Foi aí que comecei a ter conhecimento, agora com seu post super explicadinho vai ficar super fácil minha pesquisa antes de programar a viagem, vou salvar aqui. Dicas super precisas beijos
Que bom Mari, vai poder se programar melhor na próxima viagem né?? Fico feliz em ter te ajudado um pouquinho!! Beijoo
Nossa, que bacana, Lívia! Não sabia nada sobre isso rs. Quero muito conhecer a Bahia ano que vem e com certeza irei analisar essa questão da maré alta, obrigada!
Isso Raquel, olha a Tábua antes de vir à Bahia que vai ter uma viagem muitooo melhor 😀
Meninaaaa arrasou nesse post!!! Ja fui a algumas praias que estavam meio sem graças por conta da maré alta, e a agencia dos passeios nem avisou nada =/ Agora ja sei como ficar ligada! Obrigada =*
Que bommm Thaaa!! Beijoo
Que dica excelente!! De fato a maré alta interferi muito em alguns passeios. E saber disso é uma bela jogada!! Vlw pela dica
Que bom que gostou Luana =D
Ótimas informações que a maioria desconhece, é sempre bom se informar antes de visitarmos destinos que possuem piscinas naturais. Não conhecia o site, anotei a dica aqui.
Verdade Marcos, poucas pessoas sabem… Agora já podem se organizar antes de conhecer algum ponto turístico =D
Ótimas informações sobre a tábua das mares, ajuda muito nas viagens pelo litoral. Não sabia que era possível consultar 😉
É sim, superrr possível Leonardo!! 😉
olha nao tenho ideiaaaaa de tabua da mare, sou muitoo lesada em relacao a isso e adorei saber! bom pra nao se dar mal durante um passeio ou ser passada pra trás por um guia querendo vender passeio.. rs
A maioria das agências e guias querem só venderrr e não se importam em passar essas infos!! Agora já ta ligada na próxima trip né Renata?? 😀
Gente, informação valiosíssima, se eu soubesse de todos esses detalhes teria conseguido aproveitar muito melhor as praias da Tailândia que sofriam com a influência das mares. Inclusive perdi um passeio por conta disso. Obrigada mesmo pelas dicas.
Mil, muita gente fica sem fazer passeio ou faz e não gosta por conta disso =/ Que bom que gostou do post! 🙂
Que informação valiosa!! Nunca fui pra praia do espelho, mas em João Pessoa queria fazer uns passeios e o pessoal vivia falando da tal tábua da maré e eu ficava com cara de quem não tava entendendo nada. Agora eu sei! rs
É assim mesmo Juliana haha a gente acha que é difícil, mas depois que aprende olha o tempo todo para ir para todo canto! =D
Muito útil esse post! Eu não fazia idéia de como analisar a tábua de marés, geralmente saía perguntando pra alguém haha, mas assim é tão mais prático né!. E realmente é super importante essa análise antes de alguns passeios específicos! Adorei a dica e já vou usar!!
Que bom que consegui te ajudar Lianyyyy!!
Oi Livia, super legal mencionar a Tabua de Mares. A minha primeira análise da tabua foi quando eu fui para Fernando de Noronha. Como desbravei as praias pela areia, a tabua me ajudou bastante! Importantíssimo saber os horários para que nao haja encrenca na volta.. kkkk… o litoral nordestino é rico em piscinas naturais, entao, depende muito a forma que cada piscina se comporta: umas, vc precisa ir durante a mare baixa para ver os corais… e outras, durante a mare alta, pois se nao, só verá coral e areia.. kkkkk
Qual foi o lugar que você mais utilizou a tabua das mares?
Isso mesmo Danielle, é muito importante sabermos analisar até pra nenhuma empresa e guia de turismo passar a gente pra trás nos passeios, como acontece direto na Bahia. Onde mais utilizei foi na Praia do Espelho na Bahia… Lá é fundamental a gente saber antes de ir. =)
Sempre consultei a tábua das marés, principalmente para viagens a praias que têm piscinas naturais, através do site da marinha, mas esse que você indicou me pareceu mais simples. Já vou copiar e colar em meus sites preferidos de viagens. Obrigada por compartilhar!
Desse jeito fica bem mais simples né Suzy? =) Que bom que ajudei!
Eu detesto maré alta! Na verdade, quando a maré está alta, a praia perde completamente a graça pra mim. Por isso, já me acostumei a ver a tábua de maré quando vou visitar alguma praia. Acho fundamental. E suas explicações neste post estão excelentes para quem não tem este costume. Bem didático!
Tentei fazer o máximo didático mesmo Erik!! É importante a gente aprender a analisar 😀
Poxa, esse post é de utilidade pública!! Não sabia dessa diferença enorme no mar na praia do espelho dependendo da maré.. ótimo para planejar minha viagem, obrigada!!
Que bom que te ajudei xará!! =)
Aprendi a fazer isso quando fui à Maceio e precisava Definir os dias bons para visitar às piscinas naturais! Desde então uso muito!
Parabéns por dar essa dica aos leitores
É mto bom quando a gente aprende a analisar né Aninha? Ficamos mais espertaaass para as viagens!! 😀
Amei a dica, quando fui à Trancoso não me atentei a isso e sai bastante decepcionada com a visita à está praia.
Também passei por situação semelhante na visita à uma gruta no Ceará…
Agora vou guardar esse site com carinho para as próximas viagens.
Viviane acontece muito isso com quem vai à Trancoso, porque ninguém explica que é importante ver a maré antes… Feliz que te ajudei! 😉
Eu detesto maré alta. Tanto que, pra mim, a praia perde completamente a graça quando a maré não está baixa, acredita? Portanto, já tenho o costume de checar a tábua de maré antes de ir para alguma praia nova. Seu post está bem didático para aqueles que não tem este costume. E nem todos sabem que tem como checar, né?
Eu detesto maré alta! Tanto que quando vou a uma praia e a maré não está baixa, o passeio perde a graça pra mim, acredita? Portanto, costumo checar a tábua de maré quando vou para alguma praia nova. Seu post está super didático para quem não tem este costume. E nem todos sabem que há uma forma de verificar!
Eu detesto maré alta! Tanto que quando vou a uma praia e a maré não está baixa, o passeio perde a graça pra mim, acredita? Portanto, costumo checar a tábua de maré quando vou para alguma praia nova. Seu post está super didático para quem não tem este costume. E nem todos sabem que há uma forma de verificar!
Olha, foi quando fui a Porto de Galinhas foi quando eu descobri esse negócio de tábua de marés, nem sabia que existia até então HAHA! Como faz a diferença ir na praia com maré alta ou baixa. Nunca me esquecerei de quando, de manhã, cheguei lá numa praia de Phi Phi da Tailândia, e era super feio e diferente do que eu via na internet! Mas era só porque a maré estava baixa XD Acho que alguns lugares são bons com a baixa, enquanto outros com a alta. Valeu pelas dicas!
Isso mesmo Igor, cada lugar tem sua peculiaridade… Sempre bom pesquisar antes… Que bom que curtiu as dicas!