Sempre que eu comento com alguém sobre hospedagens através do Airbnb, muitas pessoas ainda não conhecem e questionam vários detalhes, como por exemplo: segurança, privacidade e valores. Então, resolvi escrever algumas dicas para se hospedar pelo Airbnb para quem quer utilizar oserviço pela primeira vez. Vamos lá! 🙂
Bom, o Airbnb nada mais é que uma plataforma online de aluguel de acomodações ao redor do mundo. Está presente em 190 países e em mais de 34 mil cidades. No site é possível encontrar hospedagens em castelos, casas barco, chalés de montanha, casas de árvore, carruagens ciganas, apartamentos, casas, condomínios e muitos outros… Tem opções para todos os bolsos e gostos. Possui regras rígidas de funcionamento e um serviço de atendimento ao cliente de 24h.
Ao entrar no site você pode cadastrar seu espaço para aluguel, que pode ser apenas um quarto ou o imóvel inteiro. E, caso esteja procurando algum lugar para se hospedar, é bem simples. Faça um cadastro no site, responda algumas perguntas por questão de segurança e depois é só escolher o destino, quantos dias pretende ficar, e algumas exigências como se quer com ar condicionado, se pode ter animais, se prefere banheiro dentro ou fora do quarto, localização, preço, e várias outras peculiaridades.
Primeiro ponto: Os comentários de quem já passou por aquela acomodação são muito importantes, com isso já da pra ter uma boa noção de limpeza, localização, valor e como foi a comunicação com o Anfitrião (dono do imóvel).
Segundo ponto: Gosto de olhar fotos do ambiente e da pessoa que vai me receber, mas cuidado, muitos acabam floreando um pouquinho o espaço. Procure por fotos reais!
Terceiro ponto: A localização é um fator determinante para minha escolha, gosto de mandar mensagem para o Anfitrião e tirar todas minhas dúvidas antes de fechar para não ter surpresas. Uma hospedagem bem localizada é TUDO!
Quarto ponto: É claro que o valor é sempre importante… Eu pesquiso hotéis, hostels, Airbnb e escolho o que melhor atender meu orçamento. Nem sempre o Airbnb é a melhor opção, por isso pesquise bastante!
Acho que essa é a pergunta que mais me fazem, porque afinal você vai se hospedar na casa de um desconhecido e ele entregará a chave da casa dele para você. Sim, no começo a ideia parece assustadora mas depois da primeira hospedagem você relaxa. Juro!! 😀
Todos os usuários são cadastrados, o site verifica todos os perfis pessoais, o pagamento é realizado de maneira segura e pode ser feita de várias formas (cartão de crédito, Paypal, Boleto, Cartão de Crédito e outros).
Para mim, são várias. Conhecer pessoas novas, histórias de vida, trocar experiências, saber mais da cultura local, dos costumes e pagar mais barato, óbvio! 😛
Até hoje foram 03 experiências pelo Airbnb. Uma fora do Brasil, uma em São Paulo e outra em Vitória.
Primeira: Não procuramos direito, erramos na localização da casa, e o aquecedor não funcionava muito bem, foi na Itália e os donos não moravam no mesmo local, apenas alugavam os quartos (o apartamento era imenso). Acontece, nem tudo são flores né?! Mesmo assim eu gostei.
Segunda: Foi excelente! Ficamos no apartamento da Cristina em Vitória – ES, eu escolhi por ter ótimas recomendações, uma ótima nota, pela localização e pelas características da Cristina… Me pareceu ser uma ótima pessoa, simpática e receptiva. Acertamos, foi show! Olha só como é o perfil dela no Airbnb:
Terceira: Nossa última hospedagem foi em São Paulo para o festival Lollapalooza, foi a mais difícil de encontrar porque deixamos para última hora e estava tudo caríssimo, com poucas opções. Maaas, encontramos o apartamento do Lulla, um cara gente finíssima que tem um cantinho mega especial, com redes e no meio de muito verde. Ele tem vários comentários legais de quem já passou por lá. Além disso, gostei muito das fotos do ambiente (sala, quarto, cozinha), da rapidez com que ele respondeu minhas mensagens e da sinceridade ao dizer que o quarto era pequenininho.
Ah, é muito importante depois do check out fazer uma avaliação no site sobre o dono do lugar e da acomodação, isso ajudará outras pessoas a decidirem sua hospedagem.
Se hospedar na casa de um nativo pode ser muito mais interessante que imaginamos, eles podem dar dicas de lugares legais onde ir, restaurantes, barzinhos, parques… Além disso, poder trocar uma ideia, saber mais daquela cidade, daquela cultura e costumes, enriquecendo mais ainda a sua viagem!
Não tenha medo de se arriscar, planeje tudo com calma e antecedência, eu me arrependo de ter demorado tanto para ter coragem de me jogar no Airbnb e hoje em dia é o primeiro lugar que eu pesquiso hospedagens.
Abram a cabeça para o novo, e boa sorte! Espero que tenham momentos incríveis! <3
Mais informações no site Airbnb.
Booking.comPrefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.
Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.
Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do Hostelworld.
Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.
Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem. Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.
Em busca de uma vida mais livre, Raphael pediu exoneração do cargo para viajar o mundo com uma mochila nas costas. Hoje é Gestor Financeiro e fornece Mentoria sobre Milhas Aéreas.
Tudo começou quando eu ganhei um passeio de 3 dias na Selva Amazônica num sorteio realizado pelo Caio Travels (conto melhor essa história no Instagram @omundoeminhasvoltas) e oferecido pela Iguana Tour. Confesso que Manaus nunca foi um destino que estivesse na minha lista de desejos em conhecer, e que hoje indico de olhos fechados pois […]
Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]
Os comentários são essenciais pra definir né.. eu leio muitos antes de definir uma hospedagem, ajudam demais. Ás vezes o que uma pessoa fala faz a gente pensar em coisas que nem tínhamos percebido. Adorei as dicas!
O que mais vejo também são os comentários… Ajudam demais!!! =)
Ótimas dicas! Ainda não nos hospedamos pelo airbnb, mas estou ansiosa pela primeira experiência.
Ao que parece, a busca é bem parecida com o que fazemos no booking (vendo avaliações, localização, valores…).
O post com certeza vai ajudar muita gente que ainda não sabe como funciona. Parabéns! 😉
É bem parecido com o Booking mesmo Mônica =) espero que sua primeira hospedagem seja ótima!!
Ótimas dicas! Eu vou me hospedar pela primeira vez usando Airbnb em julho. Segui todas as suas dicas, exceto procurar fotos reais… Vamos ver se vai dar tudo certo. rsrs
Luuuu espero que seja incrível! Depois me conte como foi. Beijoss
Adorei o post e as dicas! Eu nunca usei o Airbnb e foi muito bom saber como funciona e o que esperar desse serviço. Obrigada pelas dicas.
Oi Viviane =) que bom que te ajudou!! Bjs
Eu nunca utilizei o airbnb apesar de sempre considerar e pesquisar no planejamento da viagem, espero ainda testar o serviço e suas dicas vão ajudar bastante.
Que bom poder ajudá-la Deisy!! =)
Oi, Lívia! Eu nunca usei o site, mas tenho vontade de experimentar, principalmente nas cidades onde os hotéis são muito caros. Sua matéria foi muito esclarecedora e me incentivou a pesquisar esse tipo de hospedagem para a minha próxima viagem.
Oi Suzy!! Sim, hoje em dia a última coisa que eu vejo é hotel heheh é sempre hostel e airbnb as primeiras opções! 😀
Airbnb é uma ótima opção de hospedagem, mas tem que ficar ligado mesmo nas suas dicas. Já tivemos uma experiência não muito boa porque fomos deixar para reservar em cima da hora e em alta temporada 🙁 Mas já tivemos experiências ótimas e sempre irei contar com Airbnb!
Tem que pesquisar com calma e antecedência mesmo né Aline?? =) Eu gosto pela experiência de ser mais barato e poder conhecer gente.
Sou usuário frequente do Airbnb. Há usei no Brasil (RJ, Recife, Alto Paraíso), Chile (Santiago, Viña del Mar, Atacama), Africa do Sul (Cape Town), e agora reservei em várias cidades da Califórnia. Já reservei tanto quarto quanto espaço inteiro. Já reservei até uma chácara, e fomos com mais um casal. Tudo boa experiência!! E este post está ótimo e esclarecedor!
Caramba Igor que legal!!! Gostei de ver hein, quero ter muitas experiências assim também. =D
Também sou super adepta do airbnb e ler os comentários dos hóspedes que se hospedaram no local, assim como a resposta do anfitrião são essenciais para escolher o local ou não. O post está maravilhoso, contendo dicas megas uteis para quem irá pela primeira vez usar o aplicativo, parabéns!
Verdade Carla é muito importante ver a resposta do anfitrião… Se atentar à esses detalhes fazem toda diferença né? =)
Já fiz algumas reservas pelo Airbnb e até hoje deu tudo certo!!! Fiquei feliz ao ver que você teve uma boa experiência em Vitória. Espero que sua anfitriã tenha dado boas dicas pra você curtir ainda mais a minha cidade! s2
Como João é de lá, a gente já conhecia bastante coisa da cidade =) Mas ela foi super gente boa!!
Excelente post para ajudar quem está receoso de utilizar Airbnb pela primeira vez! Já usei algumas vezes e nunca me arrependi! Mas é coo vc falou: tem que pesquisar e, nem sempre, sai mais barato do que hotel. Das vezes em optei por esta plataforma, saiu bem mais barato do que hotel, como em Ushuaia, onde valeu super à pena, especialmente, pq os anfitriões me ajudaram muitooooooo com os passeios!
Nossa é tãooo bom quando encontramos anfitriões fofos né?? fazem TODA a diferença!! =D
Olá Livia! Nunca me hospedei pelo AirBnB, e olha que algumas oportunidades já apareceram rsrs Mas, não hesitaria em usá-lo!
Espero que possa ter uma experiência bem legal Fabio. 😉
Livia, bacana voce compartilhar a sua experiencia. Sempre quando vamos viajar acabamos comparando e as vezes biking fica um pouquinho acima e ai acabamos reservando por ele, ja que tem cafe da manha. Mas por outro lado uma casa te da a possibilidade de ter uma cozinha, o que é ótimo quando se viaja com criança. Obrigada pelas dicas!
É verdade Flávia, ter cozinha ajuda a praticidade e a economizar né?? =) Boa sorte na sua primeira reserva!!
Depois de anos viajando, só esse ano que tive a primeira experiência AirBNB e foi demais. O preço foi o fator decisivo, agora to sempre de olho. Suas dicas estão showww. abraço
Que legal Alexandre!!! Fico feliz quando da certo! 😀
Que bacana! Ainda não tive a experiência com a site, achei ótimo o post. Já pesquisei algumas vezes e com certeza é importantíssimo as avaliações, assim consigo sentir mais confiança em contratar. Os preços são mais atrativos, ficarei de olho em uma próxima oportunidade.
Boa sorte! =)
Preciso fazer novas reservas no Airbnb para tirar a minha impressão negativa. Já fiquei 2x no exterior e foi um fracasso. No primeiro caso, o lugar era bem empoeirado (e eu sou alergica). O rapaz, dono do lugar, somente se preocupava em receber o dinheiro e não, em deixar o lugar limpo. Já no meu segundo caso, fiquei mais de uma hora esperando o dono chegar para entregar as chaves. Sendo que tempo é dinheiro quando está viajando.
Nossa Danielle, que chato!! Foi o único comentário ruim de Airbnb por aqui =( Espero que possa ter novas experiências e boa sorte da próxima vez… =)
Muito legal seu relato das 3 experiências.
Sempre tive medo e nunca utilizei.
Mas acho que é isso aí, olhar com atenção, ver fotos e comentários das pessoas.
Show de post!
Muito legal seu relato das 3 experiências.
Sempre tive medo e nunca utilizei.
Mas acho que é isso aí, olhar com atenção, ver fotos e comentários das pessoas.
Show de post!
Tenho vários amigos que se hospedaram e nenhum relato negativo, mas ainda não encarei, rs. Como viajo com crianças, acha que seria tranquilo e confortável? Afinal, quando envolve os pequenos não dá pra arriscar né?