Há muito tempo estou cadastrada na plataforma Couchsurfing, onde você oferece sua casa para pessoas dormirem de graça e você também pode ficar na casa de outras pessoas pelo mundo. Ainda não tive oportunidade de me hospedar na casa de algum anfitrião mas, finalmente recebi minha primeira visita e foi tão especial que decidi escrever um post contando tudo pra vocês.
Marina tem 20 anos e Alex tem 26, são de São Petersburgo (segunda maior cidade da Rússia), eles estão juntos há 2 anos viajando o mundo sem nenhum dinheiro apenas pegando carona e vivendo de doações e pessoas boas pelo caminho. Parece muita loucura né? Eles também acham. Hahah! Então, durante o final de semana fui tirando todas minhas dúvidas sobre o estilo de vida deles, e agora podemos realmente entender a frase: TUDO NA VIDA É POSSÍVEL, BASTA QUERER.
Marina saiu de casa para morar em outra cidade aos 16 anos de idade, e foi ela quem deu a ideia de viajarem o mundo. Foi tudo muito rápido, em um mês eles decidiram ir sem muito planejamento e roteiro. O primeiro país foi Bielorússia, fronteira com a Rússia, e usaram apenas mochilas de passeio para começarem a aventura. No caminho ganharam dois mochilões, um de 40 litros e outro de 65 litros, onde levam todas suas coisas.
Até Fevereiro de 2019, foram 27 países, aproximadamente 215 cidades e 1.000 caronas, andando mais de 90 mil quilômetros no total.
Já ficaram quase 5 horas esperando carona na beira da estrada, e disseram que o Brasil é um dos países que eles mais estão tendo dificuldade em conseguir porque as pessoas tem medo.
Eu quase morri de rir quando fiz essa pergunta à eles, porque Marina respondeu: “Eu só tenho medo de aranhas e cobras, nada mais. Não tenho medo de pessoas, escuro, passar fome e necessidades.” Nunca foram roubados e não pensam nisso. Também nunca passaram fome (acreditam?), sempre encontram pessoas pelo caminho que oferecem ajuda, e quando não encontram eles pedem em restaurantes, bares e cafés. Houveram apenas duas situações de perigo em que Marina foi mordida por cachorros de rua e teve que ir para hospital.
Eles armam a barraca e dormem na rua. Já passaram a noite em hospitais, igrejas e florestas, as vezes só querem um lugar com teto e paredes para descansar. Carregam uma plaquinha escrita em português contando a história deles e pedindo ajuda, não é sempre que encontram pessoas legais mas acreditam que quando tem “bom karma” nada de ruim acontece e tudo se ajeita.
Eles chegaram no Brasil através de avião em Fortaleza comprando a passagem com todo o dinheiro que conseguiram através de doações na estrada. A única meta deles programada no Brasil, é passar o carnaval no Rio de Janeiro. Conseguiram uma pessoa para recebê-los e se hospedarão na favela… Alex está com muito medo (hahaha) mas Marina tem certeza que tudo ficará bem.
Que casa? Eles não pensam em voltar para a casa dos pais, afinal estão casados e querem ter a própria vida. Não possuem bens materiais além das roupas que carregam na mochila, e acham que é muito difícil escolher apenas UM lugar no mundo para viver, pois são tantos lugares incríveis e pessoas, culturas e costumes diferentes, que não pensam ainda em parar de viajar. Eles nunca perguntaram para a família o que pensam e acham, simplesmente decidiram ir e foram. Estão sempre em contato com os pais, que morrem de preocupação mas respeitam a decisão deles de pertencerem ao mundo.
Marina é vegetariana há 5 anos e desde Janeiro de 2019 se tornou vegana. Alex, por influência de Marina está há 2 meses tentando ser vegetariano, não sente dificuldade em não comer carne e Marina está mega feliz com essa mudança de hábito dele.
Eles respondem rapidamente: “viajar é como uma droga, quando você começa não consegue parar.” Quem concorda? 😛 Para muitos, viajar é conhecer pontos turísticos, para eles viajar é sobre pessoas e experiências. Eles não importam de não ir em tal lugar conhecer a praia mais famosa, mas sim em conversar e trocar experiências com as pessoas pelo caminho. Aliás, essa é a maior riqueza que eles carregam.
Eles respondem com a maior tranquilidade: “Se ficarmos pensando no E SE, não vivemos, nem saímos da zona de conforto. Nós tentamos não pensar muito, apesar de ser difícil, porque isso nos causa ansiedade. Procuramos viver o presente e cada momento que temos, o sistema nos impõe que não podemos ser felizes, mas nós acreditamos que é possível.”
Eles não acreditam em Deus, mas sim no Universo, energias e em Karma. Se você faz o bem, o bem volta pra você. Essa é a filosofia de vida deles.
Quando fiz essa pergunta eles riram e falaram: “A maioria das pessoas não são como vocês, que nos levaram para passear, nos deram comida, lanche e etc… Nós encontramos de tudo pelo caminho e nunca sabemos o que nos espera, é sempre uma surpresa. Quando a pessoa não oferece alimentação, nós pedimos nos restaurantes, as vezes nos proporcionam apenas um lugar para dormir.”
Toda hora perguntava se eles queriam dormir, e em nenhum momento eles aceitaram. Fiquei surpresa quando disseram que não sentem sono, não gostam de dormir porque acham que estão perdendo tempo. Então, quando se sentem sonolentos, eles procuram fazer algo para se manterem acordados e aproveitarem o momento que estão vivendo.
Receber Marina e Alex foi um presente, ver a felicidade deles nas pequenas coisas como um banho de piscina, um copo d’água, comer um sanduíche ou simplesmente contemplar o lugar que estavam, era contagiante. Me fez pensar e refletir sobre valores, escolhas, decisões e o quanto nos falta coragem e determinação as vezes para seguir nossos sonhos. Não pensem que eles vivem sem preocupações, em alguns momentos ficam ansiosos quando não tem lugar pra dormir em uma cidade, e chegam até em pensar sobre o futuro. Marina tem vontade de ter um café vegano um dia, e Alex sonha em gravar músicas. Não são pessoas completamente bem resolvidas e sem problemas, pelo contrário, eles tem MUITO PROBLEMAS mas o que não falta é CORAGEM para seguir.Simpáticos, educados, alegres e fofos! Tudo o que proporcionamos à eles foi porque a gente quis, não nos pediram nada além de uma boa conversa, momentos que levarei com certeza para vida inteira.
Eaí, você está disposto a enfrentar todas as dificuldades pra viver seus sonhos? 🙂
Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Quer acompanhar a jornada deles? Seguem lá: www.instagram.com.br/ktotuttmin
Booking.comPrefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.
Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.
Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do Hostelworld.
Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.
Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem. Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.
Em busca de uma vida mais livre, Raphael pediu exoneração do cargo para viajar o mundo com uma mochila nas costas. Hoje é Gestor Financeiro e fornece Mentoria sobre Milhas Aéreas.
Tudo começou quando eu ganhei um passeio de 3 dias na Selva Amazônica num sorteio realizado pelo Caio Travels (conto melhor essa história no Instagram @omundoeminhasvoltas) e oferecido pela Iguana Tour. Confesso que Manaus nunca foi um destino que estivesse na minha lista de desejos em conhecer, e que hoje indico de olhos fechados pois […]
Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]
Que história linda! Eu admiro demais e isso realmente só nos mostra que é possível fazermos tudo que realmente queremos, basta ir atrás! Parabéns por ter escrito essa história e por compartilhar com a gente algo tão bonito! Eu já to louca de vontade de conhecê-los hehe
História inspiradora! Experiência incrível não apenas para eles, mas para você também. Um estilo de vida que comprova a velha frase: quem quer vai atrás, quem não quer, arruma desculpa!
Eu admiro muito casais (ou pessoas solteiras mesmo) que tenham essa coragem de largar tudo e dar uma volta ao mundo! Deve ser uma viagem libertadora e cheia de aprendizados… Quem sabe um dia, não?! rs
Incrível a história deles, deve ser libertador para quem consegue superar esse medo de se largar no mundo e simplesmente ir. Ler seu post da uma vontade enorme de viajar assim sem pressa e viver essa experiência também…
Que historia incrível ! Eu nao me arriscaria numa vida dessa, com medo do amanha. Eu preciso programar meu futuro ( e preciso do meu conforto) apesar de ter andando 4 anos pelo mundo com 3 filhos, numa total vida nómade. MAs eu sabia que tinha dinheiro e possibilidade de dormir em hotel e comer em restaurante. Meu maior medo é de conseguir me desfazer do meu conforto e do mundo consumista. Porem, achei corajoso e cheio de sentido. Para eles.
Que historia incrível ! Eu nao me arriscaria numa vida dessa, com medo do amanha. Eu preciso programar meu futuro ( e preciso do meu conforto) apesar de ter andando 4 anos pelo mundo com 3 filhos, numa total vida nómade. MAs eu sabia que tinha dinheiro e possibilidade de dormir em hotel e comer em restaurante. Meu maior medo é de conseguir me desfazer do meu conforto e do mundo consumista. Porem, achei corajoso e cheio de sentido. Para eles.
Que historia incrível ! Eu nao me arriscaria numa vida dessa, com medo do amanha. Eu preciso programar meu futuro ( e preciso do meu conforto) apesar de ter andando 4 anos pelo mundo com 3 filhos, numa total vida nómade. MAs eu sabia que tinha dinheiro e possibilidade de dormir em hotel e comer em restaurante. Meu maior medo é de conseguir me desfazer do meu conforto e do mundo consumista. Porem, achei corajoso e cheio de sentido. Para eles.
Nossa, achei super radical e verdadeira, a frase deles: “viajar é como uma droga, quando você começa não consegue parar”! Só mesmo um vício tão prazeroso quanto viajar para fazer esse casal construir essa linda história de aventura e desprendimento. Parabéns pela publicação da entrevista!
Que história incrível! Quanta coragem e desprendimento desse casal! Eu há pouco tempo me cadastrei no couchsurfing também mas ainda não usei nem tive nenhum hóspede ainda! Espero encontrar pessoas com histórias igualmente inspiradoras!
Caramba que corajosos, um tempo atrás vi um documentário de um casal russo que saiu pelo mundo, mas eles tinham uma estrutura maior, esse casal é mais desbravador! É um estilo de vida muito diferente, mas se eles são felizes assim que continuem sendo felizes
Admiro muito! Não sei se é um estilo de vida que seria para mim, eu não tenho coragem para tal, mas admiro. Demais! Por mais brega que seja, a “força do querer” pode fazer milagres.
Essa ideia deles de interagir com as pessoas dos lugares é o que realmente nos ensina nas viagens. Parabéns pelo post diferente que fala sobre viagens a partir de um ponto de vista diferente. Muito legal.