Confesso que nunca fiquei tão tensa para fazer uma mala igual desse mochilão, deve ser pelo fato de escolhermos a companhia Ryanair para viajar dentro da Europa e ela é cheia de exigências com bagagens. Mas, nesse segundo episódio das minhas sagas venho dizer que: EU VENCI! Fiz minha mala com 6,9 kg e estou muito orgulhosa de mim! hahahaha  

Por que ir de low cost?

A Europa é o grande centro das companhias aéreas de baixo custo, as famosas, low cost. São dezenas de companhias mas quem lidera a parada é Ryanair e Easyjet, e como tudo na vida elas também têm o lado bom e ruim. Depois de muita pesquisa e simulações de vôos, decidimos pela low cost tão exclusivamente pelo preço. A diferença é absurda e em tempos de crise estamos agradecendo qualquer economia que consigamos fazer né?! Já que sabemos o ponto positivo em escolher esse tipo de viagem, vamos aos pontos digamos que … Nem tão positivos assim:

  • Bagagem (de mão e despachada): Viaje com o mínimo possível. Para muitas pessoas (como eu) isso parece impossível, mas nada como ter necessidade para se virar nos 30. O limite de peso para mala de mão é de 10 kg  com as dimensões máximas de 55 cm x 40 cm x 20 cm e mais uma mala pequena com as dimensões máximas de 35 x 20 x 20 cm. Atenção: não é uma bolsa, mais uma mochila, mochilão, mala de rodinha… Eles são criteriosos e taxativos ao estipularem DUAS bagagens de mão. Calcule bem, pese a mala antes para evitar pagar pelo excesso de bagagem que é bem salgado.
  • Aeroporto: Estamos acostumados a chegar em um aeroporto central de fácil acesso, mas o conceito low cost é completamente diferente, então não se assuste. Para reduzir o custo das passagens as companhias utilizam de aeroportos secundários longe de grandes centros ou até mesmo em cidades vizinhas, por isso é importante pesquisar a distância antes de comprar qualquer passagem além de ver o meio de locomoção de um local para o outro.
  • Check-in: Não deixe para fazê-lo no aeroporto jamais, pois cobrarão também uma taxa por isso. Faça-o online até 4 horas antes do embarque e fique atento com as mudanças de horários e portões dos voos, muita gente costuma perdê-los é recomendável que chegue com 2 horas e meia de antecedência.
  • Conforto: Pelo preço não da pra esperar muuuita coisa, poltronas não reclináveis e pouco espaço para as pernas são comuns, mas você poderá pagar a mais caso queira mais conforto.
  • Serviço de bordo: Tudo será pago, até um copo d’água. Se organize antes para levar um lanche e se a forme bater no voo esteja preparado com dinheiro trocado ou cartão de crédito.
  • Entretenimento: Não tem jogos, filmes, fones de ouvido ou qualquer outra mordomia que estamos acostumados aqui no Brasil. Por isso, leve seu livro, seu tablet, mp3 e afins…
  • Atendimento dos funcionários: Muitas pessoas reclamam que os funcionários dessas companhias não são lá aquela simpatia e educação, mas acredito que seja porque a maioria dos clientes não estão cientes de TODAS as regrinhas da low cost e aí que acontece alguns constrangimentos.
  • Qualidade dos aviões: São seguros mas são antigos, por isso não estranhe se não for um avião de última geração.

 

Dicas para arrumar a mala

Arrumar foi mais fácil que eu pensei, mas a maior dica é: não pensar que você vai fazer um mochilão de 50 dias! hahaha! Estou indo na primavera para Europa e imagino que não esteja muito frio, vou contar aqui pra vocês os itens da minha minúscula malinha:

Blusas: Estou levando 10 blusas de frio, a maioria são leves as mais pesadas vou vestindo para economizar espaço e peso.

Calças: Uma jeans e duas legging.

Roupas íntimas: Coloquei praticamente todas em um saquinho porque né, são pequenas não ocupam muito espaço e usamos bastante. 😛

Sapatos: Um tênis, uma bota e um chinelo para tomar banho no hostel.

Casacos: Vou viajar vestindo o mais pesado e estou levando uma jaqueta preta e talvez um outro casaco de algodão que esquenta mais. Eu escolhi usar roupas com cores neutras para não marcar muito nas fotos, mas tudo bem já estou conformada que estarei com quase a mesma em todas elas.

Remédios: É preciso receita médica para qualquer tipo de remédio que for levar na viagem. Pode ser que não te peçam mas nunca é demais ter tudo bonitinho.

Líquidos: Todos os líquidos (shampoo, condicionador, perfume, desodorante…) deverão estar dentro de recipientes de 100 ml para embarcar na bagagem de mão. E depois, todos dentro de uma sacola plástica.

 

Essa será a minha primeira viagem pela Ryanair e confesso que estou ansiosa, são tantas regras que a gente fica com receio de não cumprir alguma e ter que pagar algum valor além da passagem. A ideia de quem escolhe esse tipo de viagem é economizar o máximo que conseguir e não ligar para luxo e os mínimos detalhes.

Você já viajou? o que achou? Curtiu? Conte para nós sua experiência!

Booking.com

Livia Zanon
Sou Campo-Grandense mas pertenço à este mundão. Apaixonada em compartilhar as experiências, dicas, perrengues e toda transformação que viajar trouxe à minha vida, criei o blog para inspirar as pessoas a saírem da zona de conforto e viverem coisas incríveis. Viajar é o que faz me sentir viva!

Planeje a sua viagem

Prefere casa ou apartamento? Utilize nosso cupom de desconto de R$ 130,00 no Airbnb e tenha uma experiência diferente e mais econômica de hospedagem.

Não esqueça do Seguro Viagem! Faça sua cotação na SegurosPromo para encontrar o seguro que você precisa. Utilize o cupom MINHASVOLTAS5 e ganhe 5% de desconto.

Encontre a sua hospedagem com o nosso parceiro Booking e Hostel em qualquer lugar do mundo através do  Hostelworld.

Precisa alugar um carro? Reserve pela RentCars. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saia do Brasil já conectado e com o celular funcionando durante a viagem.  Com o EasySim4u você tem acesso à internet 4G nos Estados Unidos e Canadá e mais de 140 países.

Tags: , , , , , ,

24 comentarios en “#2 arrumando a mala para viajar de low cost”

  1. Fernanda disse:

    Otimas dicas! Super importantes!!

  2. Gabriela disse:

    Boas dicas, Livia! Assim, aparentemente, a gente economiza espaço e peso, mas sem perrengue, sem deixar faltar nada.
    🙂

  3. tikdeviagem disse:

    de todas as desvantagens da low costo, a única que me incomoda é o peso da mala! hahahaha… não gosto desse negócio de pagar de despachar bagagem, não! hhahahahaha

  4. Mesmo com experiência e com muitas coisas em comum, aprendi algumas dicas aqui hoje..
    VAleu!!!1

  5. Luisa Galiza disse:

    Post mais que perfeito!!! Essas suas dicas são super importantes para quem não viajou com empresas low cost. E a da mala então… uma está ligada à outra! Excelente!

  6. Livia, ótimas dicas! Já fiquei 40 dias pela Europa com uma bagagem de mão e ainda doei roupas pelo caminho. Voltei com 5 peças. Dá pra viajar com pouco é só lavar roupa por lá! Rapidinho! hehehe

  7. Julia Salce disse:

    Li, acompanhei esse desafio e fiquei muito orgulhosa de você! Caraca, você foi fera na organização dessa mala – e em não comprar roupas nos lugares que visitou (exatamente por não ter espaço na mala depois rsrsrs).
    Quando fui pra Tailândia, levei pouca roupa também, mas era praia, ficou mais fácil! – até para lavar no chuveiro. No inverno o desafio deve ser BEM maior!
    Parabéns, Li, desapego total!

  8. Nossa lembro da ansiedade da mala rs… adoro posts assim, sou daquelas que levo tudo que não vou usar hahaha,.. suas dicas são super precisas!! Em destino de inverno a mala sempre vai mais pesadinha, você foi uma ninja e sua prática. Adorei as dicas, quando me programar para fazer um mochilão, já sei quem poderá me ajudar hehe.. beijos

  9. Que orgulho! Parabéns. Adoro esse tipo de post super útil. Na próxima viagem tentarei seguir todas as dicas! =)

  10. JORGINHO disse:

    Ótimas dicas e post. Não é fácil colocar tudo em tão pouco, mas com jeitinho e levando obque realmente é necessário fica tranquilo.

  11. Dhebora disse:

    Depois que viajamos leve pela primeira vez não queremos mais saber de outra coisa! rs… quanto a questão da low cost, no fim das contas tem muitos mais prós do que contras.

  12. Adorei as dicas! Principalmente no início do post quando você fala das cias low coast. Vários tópicos ali eu não sabia. Achei incrível você citar isso.
    Parabéns.

  13. Livia Melo disse:

    Nunca viajei de low cost pela Europa, só pela Ásia e EUA. As regras são muito similares e você tem que se virar nos 30 para não pagar extras!! Adorei as dicas da mala, dá um norte para quem quer fazer um mochilão também!!

  14. Nunca precisei fazer esse tipo de mala, mas acho que também vou ficar muito ansiosa quando precisar! Ler seu relato foi ótimo, adorei as suas dicas!

  15. Renata Telles disse:

    adorei as dicas, realmente vale prestar atencao em tudo isso. Uma vez comprei um voo bem barato de Amsterdam a França e me ferrei com a mala! Tive que pagar mais caro do que o proprio voo!!!

  16. Muito boas as dicas! As companhias low cost são imbatíveis no preço, mas deve ser realmente difícil levar tudo numa mala pequena. Parabéns pelo post e obrigado por compartilhar.

  17. raquelalice disse:

    Nunca viajei por Low Cost, será que vale a pena mesmo? Os preços são bem mais baixos? Porque é bem tenso fazer uma malinha (você foi guerreira haha), ficar sem entretenimento durante o voo e sem comidinhas né? haha.

  18. Caroline Rivera disse:

    Caramba, não fazia ideia que isso existia.
    Que dica boa, isso mesmo que você falou, em tempo de crise vale isso mesmo.

    Mas quanta coisa você conseguiu fazer cber nessa mala, que magia.
    Na minha viagem pra europa levei 2 leggins e vestidos e blusas daqueles panos finos… 2 sapatilhas.

    Casacão e botão no pé… aquela penca de remedios… e deu uns 12kg.
    Na volta, quase 32kg hauahuahua, lembrar de nunca trazer uma torre enorme decorativa de paris, uma bíblia em francês hahahahaha. Só fiz compra pesada.

    Parabéns pela arrumação e amei essa dica!

    Beijokas

  19. As dicas foram ótimas. Ser “econômica” ao arrumar a mala é o mais difícil pra mim. Sempre arrumo itens para colocar na mala de última hora.

  20. Daniela Schneider disse:

    Adorei o post!!! As dicas já estão anotadas! Para mim, o mais difícil é viajar com pouco. Mas estou evoluindo! Já consigo até viajar com uma mala só!

  21. RAQUEL REIS disse:

    Realmente, viajar em low cost é uma escolha que tem de ser muito pensada para o “barato não sair caro”. Um exemplo bem comum disso é pagar mais de deslocamento entre os aeroportos e o centro da cidade do que na passagem em si.
    Obrigada pelas dicas!

Deixe uma resposta

Esse blog faz parte:

Blog Membro do RBBV - Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

 

Loja

alugue seu carro


Reserve seu trem na europa

Instagram

Mais Lidos

Raphael Figueiredo largou o exército para se tornar nômade digital

Em busca de uma vida mais livre, Raphael pediu exoneração do cargo para viajar o mundo com uma mochila nas costas. Hoje é Gestor Financeiro e fornece Mentoria sobre Milhas Aéreas.

Roteiro de 5 dias na Amazônia

Tudo começou quando eu ganhei um passeio de 3 dias na Selva Amazônica num sorteio realizado pelo Caio Travels (conto melhor essa história no Instagram @omundoeminhasvoltas) e oferecido pela Iguana Tour. Confesso que Manaus nunca foi um destino que estivesse na minha lista de desejos em conhecer, e que hoje indico de olhos fechados pois […]

o_mundo_e_minhas_voltas

Roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen

Oi pessoal! Tudo bem? Vim aqui contar mais detalhes do meu roteiro econômico de 7 dias em Cancun e Playa del Carmen, e já adianto que a viagem foi MUITO MAIS MARAVILHOSA do que eu imaginava! O primeiro destino foi Cancun, uma cidade que fica na costa do estado de Quintana Roo, no México, em uma península que se tornou […]

error: Ooops!